O que é Osmocote?


O que é e como funciona?
Os osmocote é tipo de fertilizante de liberação lenta e controlada que trabalha através do sistema de osmose, liberando seus nutrientes de forma progressiva e durante aproximadamente 120 dias.



O adubo tipo osmocote consiste de um único, revestimento de resina que encapsula uma esfera quase perfeita de NPK - nitrogênio, fósforo e potássio. Este revestimo (capsula) é biodegradável.

Como a liberação é lenta e progressiva, ele é recomendado para a fase de crescimento da planta e com isso temos uma grande redução das queimas de raízes, devido ao excesso de nitrogênio ou outros componentes encontrados em outros tipos de adubo.

Segundo a empresa detentora da patente do adubo, o osmocote uma vez aplicado ao solo, só absorve a umidade do solo quando a temperatura chega aos 50 graus. Fora desta condições a única forma de absorção de umidade, seria através da irrigação sobre os grãos. É importante ressaltar que a tecnologia aplicada ao adubo promove a adequada absorção de água e nada mais que o necessário, mesmo que imerso dentro de um recipiente com água, a quantidade absorvida por cada cápsula será a mesma de uma irrigação normal.

Diferente os revestimentos quebradiços dos antigos adubos de liberação lenta, a sua capsula biodegradável promove a completa absorção e durabilidade do efeito.

É importante ressaltar que encontramos este tipo de adubo com diferentes formulações de NPK e é necessário possuir um conhecimento mais técnico sobre o tipo de NPK necessário para cada fase da planta. Um adubo com o N(nitrogênio) elevado, promoverá o crescimento acelerado da planta, porém poderá promover a queima de folhas e raízes. Na dúvida, utilize valores baleançeados como (10-10-10) e sempre em pequenas quantidade ou a necessária para cada recipiente ou local.