Como fazer o Transplante de seu Bonsai



O processo de transplante em Bonsai é uma das fases que requer mais sensibilidade, tanto no que diz respeito à sua realização como aos cuidados a ter após a mesma. Apoiado em métodos horticulturais e artísticos específicos da técnica de Bonsai, é indispensável para o saudável desenvolvimento da árvore.
A época certa para este procedimento é quando a arvore começa a despertar, no fim do Inverno ou inicio de Primavera. Normalmente quando os brotos estão aumentando de volume, é quando deve-se iniciar o transplante. Deve ser feito na sombra e molhando sempre as raízes.

Primeiro Passo 



Começamos removendo totalmente o solo antigo, que já se encontra desgastado, sem capacidade de drenar o excesso de água, de reter nutrientes e de permitir a respiração das raízes.
Durante o transplante é analisado o estado de saúde das raízes da planta e são- lhe cortados cerca de 1/3 das raízes (dependendo do estado das mesmas).
O corte das raízes vai permitir criar espaço para que a planta se desenvolva até ao próximo transplante e vai estimular a divisão radicular.
Para começar, a árvore deve estar com o composto mais para o seco do que húmido, pois desta forma é mais fácil de remover o composto das raízes
Com a ajuda de um alicate de corte, cortamos (se existentes) os arames que dão suporte ao vaso. Logo de seguida remove-se os arames e com a ajuda de um espátula, ou faca larga começamos a desembolar as raízes.
Com algum cuidado removemos o bolo de raízes do vaso. Nesta altura podemos ver como estão as raízes.
Neste momento já podemos humidificar as raízes pois devem estar secas devido ao contato com o ar sem o vaso. É neste ponto que iniciamos a remoção do composto antigo.
No caso de termos muitas raízes fazendo um novelo com a forma do vaso, é mais fácil estirar esse novelo e cortar logo essas raízes, não podemos esquecer que as raízes que são mais importante são as mais finas pois são essas que absorvem os nutrientes. Logo após o corte do novelo de raízes começamos a remover o composto com um garfo e penteamos as raízes de forma a retiras o composto antigo e preparar para um bom futuro Nebari.
Pode-se deixar uns 10 a 15% do substrato antigo no centro do bolo de raízes, pois, as raízes no centro não necessitam de ser podadas e desta forma a arvore demora menos tempo a reiniciar a criação de raízes, já que tem composto que já esta estabilizado (este ponto ainda é mais importante nos pinheiros e juniperos)

É neste momento que preparamos o vaso com o composto novo.
Pegue o vaso e coloque uma pequena camada de composto e faço um pequeno montinho na zona que vai ficar o centro das raízes.
Coloque o bonsai por cima do monte de forma a ter a certeza que não ficara zonas sem composto por baixo do Nebari. Adicione o substrato no vaso ao redor da planta.

Neste ponto temos a arvore já pronta para finalizar o processo de transplante, com um pauzinho chinês ou outro que vc tenha em mãos, vá espetando o composto para infiltrar o composto novo entre as raízes e repita este processo (composto novo, espetar, acamar o composto) até que todos os espaços de ar que possam existir no vaso sejam removidos. Esta operação pode demorar muito tempo, depende do tamanho do vaso. Vc pode Tb submergir o vaso numa bacia grande com água e hormônio enraizador para compactar o substrato.

O transplante esta acabado, neste momento é só regar abundantemente mas com algum cuidado, pois a terra e nova e solta. Faça a primeira rega com a adição de Hormônio enraizador.

Obs.: No momento do transplante tem de se podar fortemente a planta, em algumas espécies dependendo da altura do ano pode mesmo ter de se remover todas as folhas, aproveita-se sempre esta operação para modelar a planta, através da poda e de aramagem, se necessário.
Não é obrigatório trocar o vaso em cada transplante, só o devemos fazer quando, após retirado o solo velho e cortadas as raízes, nós percebemos que o espaço livre não vai ser suficiente para o saudável desenvolvimento até à próxima época de transplante.

Quanto mais velha é a planta, menores vão sendo os “aumentos” de vaso, mas devemos respeitar sempre os intervalos de substituição de solo.

Em alguns casos podemos mesmo ter de optar por uma redução do vaso, optando por um que se enquadre melhor esteticamente, o vaso utilizado tem sempre de ser especifico para Bonsai, pois só estes reúnem as características físicas indispensáveis a manutenção e sobrevivência do Bonsai.
Cuidados após transplante

Após ter transplantado o seu Bonsai durante aproximadamente um mês deve:

· Protegê-lo do sol direto nas horas de sol forte.

· Protegê-lo dos ventos fortes.

· Redobrar a atenção com a rega, não permitindo que a planta passe por longos períodos de sede, mas deixando a camada superficial do solo secar ligeiramente entre regas, para que as raízes da planta possam respirar e não apodreçam por excesso de água.

· Interromper o processo de adubação, só o iniciando quando a planta demonstre Ter recomeçado o seu normal crescimento ( nunca começar a adubar antes de decorridos os 30 dias).

Abaixo veremos um exemplo de Transplante feito pelo Ricardo Paiva.

Transplante Passo a Passo por Ricardo Paiva:

Este post tem como objetivo apresentar um passo a passo do transplante de um bonsai. São instruções gerais e básicas, podendo cada bonsaísta acrescentar ou modificar segundo o que achar adequado.

Para ilustrar, vou utilizar um acer palmatum.





Transplante-acer_01









1º PASSO



Faça o transplante na época adequada para cada espécie, levando em consideração também o clima onde cada um reside.

Obs.: Também existem os transplantes de emergência, como no caso de quebra do vaso onde passamos o bonsai para um novo vaso sem mexer nas raízes, preservando ao máximo o torrão das raízes, apenas completando o substrato.







2º PASSO
Para o transplante, reúna todos os materiais antes de iniciar os trabalhos para evitr interrupções. Materiais: vaso (ou escorredor), substrato adequado a espécie, arame, ferramentas e hormônio enraizador.







3º PASSO



Para começar, solte o substrato das bordas do vaso utilizando um hashi.
Transplante-acer_02










4º PASSO



Com um gancho, comece a desmanchar o torrão, fazendo movimentos no sentido do tronco para a borda. O objetivo aqui é eliminar o substrato antigo e soltar as raízes.





Transplante-acer_03







5º PASSO



Desembarasse as raízes e aproveite para eliminar as mais grossas. Caso seja necessário, você também poderá fazer a correção do nebari como a eliminação de raízes mal posicionadas e melhorar o posicionamento de outras.
Transplante-acer_04

Eliminei a raiz cruzada e reposicionei outra com arame:
Transplante-acer_05








6º PASSO






Reduza a quantidade das raízes conforme a espécie. No caso deste acer, reduzi as raízes em 50%. Veja como está sobrando espaço para as raízes crescerem.




Transplante-acer_07














7º PASSO



Prepare o vaso, colocando arames para amarrar a planta no vaso. Observe que coloquei uma fina cama de pedrisco no fundo do vaso. Ela vai auxiliar na drenagem. Escolhi um vaso um pouco maior do que o ideal pois desejo que a planta tenha um maior desenvolvimento da estrutura da copa.

Transplante-acer_06



8º PASSO






Adicione uma parte do substrato dentro do vaso e proceda o posicionamento correto da planta. Com os arames fixados no vaso, amarre a planta na posição definitiva. Esta amarração também ajudará na recuperação da planta, mantendo-a estável e evitando que as novas e finas raízes se rompam com movimentos da planta. Estes arames devem ser removidos após a planta estar estabilizada.


Transplante-acer_08




9º PASSO



Feito isso, complete o restante do vaso com substrato. Com o auxílio de um hashi, acomode o substrato entre as raízes, evitando de ficar espaços vazios.





Transplante-acer_09







10º PASSO






Finalizando, aplique um hormônio enraizador para auxiliar na recuperação das raízes. Coloque a planta na sombra até que comece a rebrotar, ai então você vai aso poucos deixa-la tomar sol.







Veja a planta finalizada – frente:
Transplante-acer_10


Lado direito:
Transplante-acer_11


Lado esquerdo:
Transplante-acer_12

Costas:





Transplante-acer_13

Algumas dicas:
Não é o caso das espécies caducas que estão sem folhas no momento do transplante, mas nas demais espécies é preciso diminuir a massa verde uma vez que você reduziu a “boca” da planta, as raízes.
Particularmente eu procedo desfolha parcial ou total dependendo da espécie.